Mestrado

Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas em nível de Mestrado foi concebido para médicos e outros profissionais da área da saúde que desejem se envolver com a produção de pesquisa clínica ou experimental e com o ensino de sua área respectiva. Para atingir esta finalidade este programa tem como espinha dorsal o estímulo ao aprendizado auto-dirigido, estando estrategicamente fundamentado em três pilares: 1) o exercício da leitura crítica da informação, 2) o aprendizado da elaboração uma pergunta científica relevante e respondível através de metodologia científica pertinente e que resulte em geração de conhecimento, e 3) o domínio dos princípios básicos que envolvem o binômio aluno/docente dentro das novas técnicas de ensino.

OBJETIVOS

  • Formar recursos humanos altamente qualificados ao exercício de pesquisa científica e da docência no ensino superior nas diversas áreas do campo das Ciências Médicas.
  • Habilitar os alunos para desenvolver pesquisas geradas de uma pergunta científica relevante e respondível a partir da compreensão das diferentes formas de delineamento de estudos científicos, coleta de dados, análise estatística, redação e análise crítica dos resultados e, elaboração de artigos para publicação.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Ao completar o curso o mestrando deverá compreender as complexidades da prática da pesquisa e do ensino na área das Ciências Médicas percebendo com clareza que isto envolve ética, integridade, análise crítica, habilidade para comunicação, compreensão dos sistemas de saúde e colaboração inter-profissional.

GRAU DE MESTRE

Para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Médicas, será exigido um mínimo de 30 créditos, compreendendo 24 créditos em disciplinas e 6 créditos relativos à elaboração da Dissertação. A aprovação final do aluno depende da defesa e aprovação de Dissertação e do atendimento das seguintes condições:

  • estar matriculado no curso por 1 ano, no mínimo ou 3 anos, no máximo;
  • comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada contendo resultados incluídos no Trabalho de Conclusão. Este artigo juntamente com comprovante de submissão deve ser acompanhado do projeto de pesquisa e de um relatório dos resultados da pesquisa os quais comporão o volume da dissertação a ser apresentada e defendida em sessão pública, sendo a banca examinadora composta pelo orientador, dois professores da instituição e um membro externo.