Doutorado

Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas em nível de Doutorado foi concebido para médicos e outros profissionais da área da saúde que desejem se envolver com a produção de pesquisa clínica ou experimental e com o ensino de sua área respectiva. Para atingir esta finalidade este programa tem como espinha dorsal o estímulo ao aprendizado auto-dirigido, estando estrategicamente fundamentado em dois pilares: 1) o exercício da leitura crítica da informação e, 2) o domínio do método científico.

OBJETIVOS

  • Formar pesquisadores independentes e aptos a realizar pesquisas inovadoras que avancem o conhecimento científico na área de Ciências Médicas.
  • Desenvolver uma consciência crítica sobre pesquisa em Ciência Médicas em seu campo teórico, métodos, aplicabilidade e limitações.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Ao completar o curso o doutorando deverá demonstrar possuir habilidades que o caracterizem como um pesquizador independente e consciente das complexidades da prática da pesquisa no campo das Ciências Médicas percebendo com clareza que isto envolve ética, integridade, análise crítica, habilidade para comunicação, compreensão dos sistemas de saúde e colaboração inter-profissional.

GRAU DE DOUTOR

Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências Médicas, será exigido um mínimo de 60 créditos, compreendendo 48 créditos em disciplinas e 12 créditos relativos à elaboração da Dissertação. A aprovação final do aluno depende da defesa e aprovação de Tese e do atendimento das seguintes condições:

  • estar matriculado no por 2 anos, no mínimo, ou 5 anos, no máximo;
  • aprovação em Exame de Qualificação;
  • conclusão da tese. Esta se constitui do projeto de pesquisa, do relatório dos resultados e de dois artigos, sendo um aceito/publicado e outro submetido (sendo ambos B1 ou acima)
  • defesa da tese em sessão pública, para uma banca composta por 5 professores: o orientador, dois membros da instituição e dois membros externos.