Novas regras para entrega de teses e dissertações na Biblioteca

06/08/2019 16:26

Atualização dos tutoriais por conta de erros que vêm ocorrendo durante o mês:

Após três semanas da vigência da RN Nº 46/2019/CPG, atualizamos o Manual para Criação de Certificado Digital para Orientadores e Coordenadores (http://portal.bu.ufsc.br/files/2013/10/Orienta%C3%A7%C3%A3o-para-Cria%C3%A7%C3%A3o-de-Certificado-Digital-orientadores-e-coordenadores-09.08.2019-1.pdf) Procedimentos da BU para entrega de trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado para os alunos (http://portal.bu.ufsc.br/files/2013/10/Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclus%C3%A3o-de-curso-em-n%C3%ADvel-de-mestrado-e-doutorado_08.08.2019-1.pdf) por conta das dúvidas que foram surgindo e erros mais comuns que estão ocorrendo. Ambos seguem anexos.

Os erros mais comuns que estão gerando indeferimento, em ordem de ocorrência, são:

1º) O arquivo não estar no padrão PDF/A (padrão criado para arquivamento de longo prazo e estabelecido na RN). Solicitamos especial atenção dos professores ao item 1.2.a do manual de certificado digital. O recurso “Habilitar Edição” no PDF/A o devolve a condição de PDF, portanto não deve ser habilitado.

2º) As assinaturas não estarem válidas. É importante orientar os alunos para que não modifiquem o documento após estar assinado. Caso procedam com qualquer modificação, as assinaturas são automaticamente quebradas/invalidadas, e o processo precisa ser refeito. Ainda sobre as assinaturas, alguns professores não estão seguindo o manual e estão criando assinaturas através do próprio programa Adobe Acrobat Reader, isso significa que eles são as entidades certificadoras das próprias assinaturas. As certificações devem ser geradas por entidades reconhecidas: ICPEdu ou ICP-Brasil.

3º) Os alunos modificarem a capa padrão disponibilizada no Template, seja apagando o logo da UFSC, seja inserindo imagens.

Reforçamos a importância dos programas se manterem atualizados através do nosso site: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/. Orientamos aplica “F5” para recarregar a página, caso já a tenham acessado anteriormente em seus computadores.

—–

Atenção à alteração do procedimento para entrega de teses e dissertações na Biblioteca:

Conforme a Resolução Normativa Nº 46/2019/CPG, de 27 de junho de 2019, a partir de 1º de agosto a entrega dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado será exclusivamente em formato digital (PDF/A), no tamanho A4 e com as assinaturas digitais do Orientador e do Coordenador do Curso de Pós-Graduação.

Nesse sentido, a Biblioteca Universitária já tem divulgado as instruções e os materiais relativos a essa alteração:

Procedimentos para entrega/depósito: http://portal.bu.ufsc.br/files/2019/07/Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclus%C3%A3o-de-curso-em-n%C3%ADvel-de-mestrado-e-doutorado.pdf

Certificado digital e inclusão da assinatura digital (somente para orientadores e coordenadores de cursos): http://portal.bu.ufsc.br/files/2013/10/Orienta%C3%A7%C3%A3o-para-Cria%C3%A7%C3%A3o-de-Certificado-Digital-orientadores-e-coordenadores.pdf

Templates/modelos no formato A4 (.doc e .odt): http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/#ted

Resolução Normativa Nº 46/2019/CPG, de 27 de junho de 2019: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/197121/RN46.2019.pdf?sequence=1&isAllowed=y